Sustentabilidade para o futuro, hoje.
A sustentabilidade está na nossa génese. É uma parte central da nossa missão, visão e valores. Procuramos diariamente refletir esses mesmos valores nas nossas atividades, seja através dos serviços que prestamos ou da nossa estratégia interna de sustentabilidade.
O progresso da empresa em relação aos objetivos estabelecidos é monitorizado e divulgado de forma regular e transparente através do Relatório de Sustentabilidade. (pdf do relatório) Procuramos reportar de forma completa, precisa e alinhada com as expectativas dos stakeholders e as normas internacionais, como o GRI (Global Reporting Initiative). Acreditamos que a sustentabilidade é essencial para o sucesso a longo prazo, tanto da Ecoinside como das empresas a quem prestamos serviços de Consultoria.
Queremos levar até si os princípios que nos regem!
OS NOSSOS COMPROMISSOS INTERNOS
Estamos comprometidos em construir uma sociedade mais sustentável e alinhada com as diferentes políticas internacionais na área da sustentabilidade, através das parcerias que estabelecemos e dos valores que imprimimos no nosso negócio.
Como empresa subscritora da Carta de Princípios do BCSD Portugal desde 2020, constituímos uma rede de conhecimento, partilha e desenvolvimento e comprometemo-nos a promover a sustentabilidade ao longo da nossa cadeia de valor e junto dos nossos parceiros de negócio.
A carta de princípios mais recentemente evoluiu para a Jornada 2030 e a Ecoinside reafirmou os seus compromissos através da definição de 20 objetivos, metas e indicadores transversais que abrangem as dimensões ambiental, social e de governança corporativa. As dimensões são implementados através de 6 etapas – Despertar, Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar. Veja aqui os resultados da empresa em 2023 (link).
Por sermos Ecoinside, desenvolvemos o Guia da Biodiversidade que reflete o nosso compromisso de sensibilizar todas as partes interessadas sobre o tema da biodiversidade e da importância da sua preservação.
Com este guia descobrimos que riscos a perda da biodiversidade e dos ecossistemas podem ter no funcionamento da empresa, mas sobretudo as oportunidades que existem para a adaptação e desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços
Porque é que a sustentabilidade é importante?
Marcas que incorporam avaliações ESG (Environmental + Social + Governance) têm um maior sucesso financeiro e uma maior aceitação do público-alvo. Ao mesmo tempo, são vários os estudos que mostram que as marcas que enquadram princípios de sustentabilidade nas suas operações têm um maior envolvimento dos seus colaboradores com as suas missões, metas e valores. Há uma maior participação e predisposição de todos no esforço de melhoria da reputação da empresa e em alcançar as expectativas dos seus clientes, por exemplo.