A bateria de condensadores tem como finalidade compensar a energia reativa do sistema para que o fator de potência esteja o mais próximo possível de 1.
Ao contrário da energia activa, a energia reactiva serve apenas para alimentar os circuitos magnéticos dos equipamentos eléctricos (não produz trabalho útil).
As empresas procuram, na compra da bateria, uma forma de reduzir a factura de electricidade e de aumentar a vida útil dos equipamentos eléctricos.
Embora a bateria de condensadores possa ser dimensionada e instalada para qualquer tipo de potência contratada, a redução da factura de electricidade só se dá para contratos em BTE ou MT pois só a partir de 41,41kW é que se cobra energia reactiva.
Nestes casos, a reactiva é cobrada de duas formas: Reactiva Fora do Vazio e Reactiva no Vazio.
Na esmagadora maioria dos casos, a que mais pesa na factura de electricidade é a Reactiva Fora do Vazio.
A bateria de condensadores destina-se a todo o cliente que tenha a necessidade de corrigir localmente o factor de potência, que pretenda reduzir a corrente do circuito a montante ou que queira garantir a continuidade de fornecimento de energia sem disparo da protecção limitadora.
Na esmagadora maioria dos casos, a que mais pesa na factura de electricidade é a Reactiva Fora do Vazio.
Esta reactiva aparece-nos na factura em 3 escalões:- 1º escalão (0,95 a 0,92)- 2º escalão (0,92 a 0,87)- 3º escalão (inferior a 0,87)De salientar que o 2º escalão é cobrado ao triplo do preço do 1º e que o 3º é cobrado ao triplo do preço do 2º escalão!