A nossa estratégia de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é guiada pelo objetivo de alcançar a sustentabilidade empresarial. Isto significa orientar as decisões em prol da inovação, da proteção do ambiente, da satisfação dos stakeholders e da realização das nossas operações com o menor impacto negativo possível, aumentando o contributo para os três pilares da sustentabilidade (económico, ambiental e social).
Este ano decidimos começar a divulgar, todos os meses, um tema material que define a nossa estratégia de sustentabilidade, sendo que estes foram definidos pela ECOINSIDE e pelos nossos stakeholders.
Este mês destacamos o tema:
Qualidade e Certificação
A nossa estratégia passa pela implementação de referenciais de qualidade e certificação reconhecidos pelos nossos stakeholders no âmbito das atividades da Ecoinside.
Os indicadores em destaque são:
- Certificações obtidas pela Ecoinside
- Percentagem de fornecedores certificados com a Norma ISO 9001
- Nº de auditorias realizadas a clientes
Processo de implementação da norma da qualidade e conciliação
A identificação e seleção de certificações a obter por parte da empresa ou da equipa prestadora de serviços visam aumentar a capacitação multidisciplinar e/ou melhorar os processos de gestão. A orientação por determinados padrões, requisitos e normas potenciam a prestação de serviços com maior rigor e envolvem a empresa num ciclo de melhoria contínua que nos permite oferecer soluções de elevada qualidade e eficiência.
Estamos atualmente em processo de implementação do Sistema de Gestão Integrado da Qualidade e da Conciliação entre a Vida Profissional, Familiar e Pessoal (SGIQC).
O foco na Qualidade e na Conciliação vai de encontro à visão e ao funcionamento da Ecoinside, potenciando uma melhoria na relação com os seus stakeholders, com base em princípios e valores que visam o seu bem estar e a sua satisfação.
Desta forma estamos também a assumir o nosso compromisso com o desenvolvimento de políticas que nos permitam elevados padrões de qualidade na prestação dos nossos serviços. Esta é simultaneamente uma das prioridades definidas pela Comissão Europeia para a redução de desigualdades entre homens e mulheres, enquadrando-se num dos ODS que definimos como prioritários na nossa estratégia.
Um dos objetivos da estratégia no âmbito da qualidade e certificação passa pela remodelação do processo de seleção de fornecedores, com a introdução de critérios ambientais e sociais.
Em 2020, 30% dos nossos fornecedores estavam certificados com a Norma ISO 9001.
Num âmbito externo, através da realização de auditorias aos nossos clientes, estamos também a contribuir para a melhoria de eficiência da sua produção e para o aumento da qualidade dos seus produtos e serviços.