Ecoinside, EDP Comercial, Mota-Engil Renewing, Wowplug, Galp e Wenea são as empresas operadoras que venceram o concurso.
A MOBI.E, entidade responsável pela gestão da rede pública de carregamento de veículos elétricos, anunciou os resultados do concurso “Ruas Elétricas”, que visa reforçar a infraestrutura de carregamento com 312 pontos de carregamento distribuídos por 62 municípios de Portugal. A Ecoinside destacou-se como uma das principais empresas adjudicatárias, consolidando o seu papel de referência no setor da mobilidade elétrica.
A Ecoinside, que garantiu quatro dos maiores lotes em disputa, irá instalar novos postos de carregamento nas “cidades-chave” em linha com a sua estratégia de expansão para a mobilidade elétrica: Viseu, Leiria, Santarém e Guimarães. Cada lote inclui a instalação de postos com duas tomadas de 22 kilowatts (kW), um reforço significativo para as infraestruturas de mobilidade elétrica nestes municípios.
A iniciativa da MOBI.E, com um investimento total de 2 milhões de euros cofinanciados pelo Fundo Ambiental, vem responder à crescente procura por soluções de carregamento elétrico e contribuir para a descarbonização das cidades portuguesas.
No total, a empresa de mobilidade elétrica e energia renovável será responsável pela instalação e operação de 16 postos de carregamento, correspondendo a 32 pontos de carregamento público.
No panorama geral, a EDP Comercial assegurou 190 dos 312 pontos de carregamento em causa; a Wowplug e a Mota-Engil Renewing obtiveram 32 pontos cada; enquanto Galp e Wenea ficaram responsáveis por sete e seis postos, respetivamente.
Esta conquista reflete a visão da Ecoinside para a integração de postos de carregamento para veículos elétrico ao serviço das cidades e municípios. António Cunha Pereira, co-CEO da Ecoinside refere que a “estratégia da Ecoinside procura satisfazer as necessidades de acesso a carregamento sentidas nos grandes centros urbanos.” Que visa beneficiar as populações urbanas, especialmente em áreas onde predominam edifícios sem parqueamento próprio, respondendo à necessidade emergente de infraestrutura pública acessível para a mobilidade inteligente. Explica o co-CEO da Ecoinside.
Já com rede em Vila Nova de Gaia, Póvoa de Varzim, Setúbal, Braga, Caldas da Rainha e Fafe, em 2024, a empresa venceu concursos públicos na área da mobilidade elétrica, lançados pelos municípios do Funchal, Oliveira do Bairro, Mealhada, Alcanena e Matosinhos. Nestes projetos a Ecoinside investiu mais de 1 milhão de euros e ampliou a sua presença neste mercado em cerca de 300% relativamente ao ano anterior. Conquistas que refletem o impacto da sua estratégia, bem como da procura e adesão da população à mobilidade elétrica.
O crescimento da Ecoinside no setor de mobilidade elétrica reflete um alinhamento direto com os objetivos do concurso lançado pela MOBI.E, garantindo um serviço de proximidade ao cliente e inovação técnica para superar os desafios para a mobilidade “verde”. Contribuindo ativamente para a democratização da mobilidade elétrica junto dos municípios em Portugal.
FONTE: