Com a implementação da unidade de autoconsumo (UPAC), a empresa especializada em pavimentos cerâmicos conta com uma poupança anual de cerca de 40% na fatura de eletricidade. A empreitada passou também pela substituição de 5600 m2 da cobertura em fibrocimento (material que contem amianto na sua composição) do pavilhão. «A transformação energética é inevitável, não só para que Portugal consiga cumprir as metas estabelecidas pela União Europeia, mas também por uma questão de sustentabilidade ambiental e económica. A Dominó é um exemplo claro de como passar das palavras aos atos.”, salienta António Cunha Pereira, CEO da ECOINSIDE.
O projeto, que contou com financiamento de mais de 600 mil, resultou em significativas poupanças energéticas e ambientais, equivalente à plantação de mais de 15 600 árvores por ano. Recorde-se que a Dominó exporta cerca de 50% da sua produção para mais de 50 países, tendo a Europa Ocidental como principal mercado estratégico. Até esta intervenção, os gastos energéticos representavam cerca de 15% dos custos totais da empresa. O projeto finalizado agora foi financiado pela Helexia.