Câmara M. Vila Nova de Gaia inaugura nova sede da Ecoinside

A Ecoinside celebrou, dia 31 de outubro, a inauguração da sua nova sede, em Vila Nova de Gaia.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, representada pelo Vereador Municipal do Ambiente, Valentim Miranda, formalizou a inauguração espaço com o descerramento de uma placa comemorativa.

A Ecoinside é uma empresa portuguesa há 18 anos no mercado. Iniciou-se como empresa spin-off da 1ª edição do Curso de Empreendedorismo da Universidade do Porto, em 2006. Especializada em energias renováveis, sustentabilidade ambiental, mobilidade elétrica e eficiência energética, a Ecoinside foi a primeira empresa nacional a medir todos os indicadores de eficiência ambiental e a propor e implementar soluções para resolver as lacunas encontradas, introduzindo o conceito de ecoeficiência na economia portuguesa, sendo pioneira nesta temática.

O evento decorreu na manhã da passada quinta-feira (dia 31 de outubro), nas novas instalações da Ecoinside, sito na Rua da Pedreiras, nº 382, 4405-819 Vila Nova de Gaia.

Cerca de 100 convidados confirmaram a sua presença na nova “casa” da empresa portuense, em representação das várias entidades públicas, indústrias, clientes, parceiros e fornecedores que descarbonizaram as suas atividades produtivas e caminharam em prol do desenvolvimento sustentável, com a intervenção da Ecoiniside.

Dos vários convidados, marcaram presença a Associação Empresarial de Portugal (AEP), os Bombeiros Voluntários de Coimbrões (do qual a Ecoinside formalizou uma das primeiras comunidades de energia em Portugal) e, com destaque, a CM de Gaia, representado pelo Vereador, Valentim Miranda.

Os dois fundadores e co-CEOs da Ecoinside, António Cunha Pereira e Joaquim Guedes, nos discursos pronunciados durante o evento, direcionaram os seus agradecimentos às diversas entidades e personalidades presentes, e ressaltaram a importância da nova sede, como um ponto de viragem para a Ecoinside.

O edifício foi desenhado atendendo aos valores e projeções de expansão da Ecoinside para o futuro, sendo 100% independente energicamente (graças à sua central fotovoltaica), tem classificação energética A+, um espaço exterior, pontos de carregamento para veículos elétricos, a capacidade de acolher mais de 50 colaboradores e um Laboratório de Investigação e Desenvolvimento (I&D) integrado, que permitirá conduzir testes e ensaios de sistemas novos e pré-comissionar sistemas a integrar em projetos on-going.

Com uma visão voltada para o futuro, os dois sócios afirmaram que o novo espaço não só amplia a capacidade de realização de novos projetos como também simboliza um compromisso renovado com a sustentabilidade, sublinhando que a urgência de soluções energéticas inovadoras nunca foi tão grande.

Pelas 11h30, foi dada a palavra ao Vereador Municipal do Ambiente, Valentim Miranda, em representação que congratulou o trabalho pioneiro da Ecoinside na matéria da sustentabilidade ambiental e desenvolvimento verde das cidades, do qual destacou a importância e urgência da transição energética. Após a sua intervenção, descerrou a placa inaugurativa junto com os dois co-CEOs da empresa. O momento foi acolhido por uma calorosa e extensa salva de palmas, sendo finalizado com um porto D´Honra, num brinde com todos os convidados.

Ao longo da sua atividade, a empresa contribuiu para a promoção da transição energética e do desenvolvimento sustentável junto de mais de 300 clientes, entre os quais indústrias, autarquias e serviços. As suas soluções sustentáveis, evitaram ao planeta a emissão de mais de 26 733 toneladas de CO2 para atmosfera, plantaram, o equivalente, a 405 006 árvores e produzem um total de 56 870 MWh de energia limpa.

Departamento de Marketing & Sales da Ecoinside

 

FONTE:

Jornal de Negócios

Correio da Manhã

Gaiense

Head Topics

Partilhar