A tecnológica de energias renováveis ECOINSIDE acaba de ganhar um projeto sustentável da Parque Escolar, no âmbito da estratégia nacional de modernização de escolas de ensino secundário, tendo terminado, neste mês de setembro, a instalação de tecnologia LED na Escola Básica e Secundária de Canelas, em Vila Nova de Gaia. A intervenção vai permitir poupar cerca de €8.600 euros, por ano, neste estabelecimento de ensino público.
A estimativa da poupança assenta no facto da tecnologia LED consumir nove vezes menos energia comparativamente às lâmpadas convencionais e duas vezes e meia menos energia do que as de baixo consumo. Os trabalhos executados vão também reduzir o consumo energético da escola em mais de 67 megawatt-hora (MWh) por ano, o equivalente à energia gasta por 14 famílias, durante igual período.
“Este projeto marca a entrada da ECOINSIDE no Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços Energéticos (ESE), que nos distingue enquanto entidade apta a celebrar Contratos de Gestão de Energia, e a ser promotora para efeitos de candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética. Esta distinção vai, certamente, representar um crescimento exponencial para toda a Equipa”, afirma António Cunha Pereira, CEO da ECOINSIDE.
O investimento de 73 mil euros da Parque Escolar permitiu a substituição das luminárias convencionais pré-existentes no espaço por mais de 1200 lâmpadas LED.