A introdução de Sistemas de Gestão de Energia (SGE) pode conduzir a uma poupança no consumo. Deve ser encarado como um elemento essencial na estratégia de eficiência energética. A excelência do projeto das estruturas, dos equipamentos e processos, associada à tomada de consciência dos utilizadores e ao conhecimento dos técnicos que interagem com os equipamentos instalados, são elementos fundamentais para maximizar o potencial de poupança.
O que não se pode medir, não se pode gerir! Um Sistema de Gestão de Energia (SGE) é uma ferramenta essencial para que as empresas possam gerir de forma eficiente o seu consumo de recursos e fazer a sua associação à produção, permitindo perceber onde, como e onde os recursos são consumidos e dessa forma conseguir maximizar os seus lucros.
O que é na prática?
Visualize, opere, otimize!
Falamos essencialmente do fornecimento e instalação de equipamentos de monitorização do consumo energético e da sua integração numa plataforma que permite acompanhar em tempo real os consumos de vários pontos de consumo. Com o apoio de uma equipa de engenharia dedicada, serão elaborados relatórios e mapas comparativos de consumos, que permitem um conhecimento profundo da forma como a energia é consumida numa instalação. No limite, permite uma gestão próxima e uma tomada de decisões mais informada.
Na implementação de um SGE propomos um diagnóstico exaustivo que permite auxiliar o Gestor de Energia a alcançar os objetivos traçados, com a introdução de ferramentas para monitorização e medição, sensorização e controlo ou gestão técnica centralizada.